quarta-feira, 8 de setembro de 2021

A Procissão de Corpus Christi (Corpo de Deus) de Aveiro em 1895

Com a costumada pompa e solenidade, realizou-se na quinta-feira, a procissão de Corpus Christi. A majestosa procissão; que saiu da Sé de Aveiro, era constituída pela seguinte forma:

-Na frente dois batedores a cavalo, seguindo-se-lhe o estado-maior, pajem e imagem de São Jorge, fazendo a guarda de honra um piquete de cavalaria sob o comando de um 1.° sargento.

-Atrás da força iam incorporadas diversas irmandades da cidade com as suas respetivas cruzes.

-Imagem de São Cristóvão e a filarmónica Amizade.

-Grande numero de eclesiásticos devidamente paramentados seguia na frente do palio, sob o qual conduzia a custódia o sr. arcipreste Ferreira.

-Atrás do pálio vimos o ex. sr. Governador civil, efetivo e substituto, Diretor de Obras públicas, Capitão do Porto, secretário geral do Governo civil, comandante e oficiais do regimento de cavalaria nº10, Juiz de direito, Delegado. Contador, escrivães de direito, Comissário de policia em exercício, Câmara Municipal de Aveiro representada pelo Sr. dr. Álvaro de Moura, Alves da Rosa, Francisco Gamelas, Ferreira da Silva, Secretario da Câmara e Empregados telégrafo-postal. 

-Um piquete de Bombeiros Voluntários representava aquela corporação.

-Fechava o préstito o Asilo de Aveiro, a Secção Barbosa Magalhães, que pela primeira vez se apresentou debaixo de formatura, armado e com fardamento próprio. Marchavam coluna de esquadras e sob o comando de um asilado com graduação de capitão. A infantil tropa produziu um lindo efeito na procissão e apresentou-se muito bem, executando todas as evoluções com certa. precisão e destreza.

No regresso da procissão á Sé de Aveiro, foram dadas as descargas do estilo pelos asilados, as quais, á exceção da primeira, foram muito uniformes, parecendo a última quase um só tiro.

A afluência de gente, que de muito longe costuma vir a esta procissão, era grande.

Antes da procissão, vai essa gente benzer o pão, a que depois ficam dando o nome de pão de São Cristóvão, e ao qual são atribuídos muitos milagres.

Depois deste ato, vão juntar-se no jardim, onde organizam vários grupos de danças populares, ao som harmonioso das violas dos Maneis, que as Marias acompanham com os seus descantes. Um perfeito arraial que só termina, á hora em que a procissão começa a organizar-se.

(in jornal A Vitalidade de 16 de Junho de 1895)



Sem comentários:

Enviar um comentário