terça-feira, 12 de julho de 2011

Arquivo documental da confraria do Santíssimo Sacramento da freguesia de Nossa Senhora da Apresentação de Aveiro

1856-01-03, Auto de arrombamento feito no arquivo pertencente à confraria do Santíssimo Sacramento da freguesia de Nossa Senhora da Apresentação de Aveiro, hoje incorporada na freguesia da Vera Cruz, cujo arquivo se acha no coro da igreja de Nossa Senhora da Apresentação.

pubicado in jornal "A imprensa"
Aveiro, 16 de Setembro de 1856
   Sendo presente o reverendo cura António Joaquim da silva, no impedimento do pároco Manuel Rodrigues Tavares de Araújo Taborda, com o actual tesoureiro do legado Manuel Martins de Almeida Coimbra, e o actual juiz da irmandade do Santíssimo Sacramento João dos Santos Gamelas, o mordomo de altar o capitão Luís Maria dos Santos e com as testemunhas José Vicente, solteiro sacristão da freguesia e José da Cruz Nordeste, casado, alfaiate, todos desta cidade de Aveiro, comigo tesoureiro da confraria João Bernardo Ribeiro de Carvalho e Brito, que no impedimento do actual escrivão o Dr. Francisco José de Oliveira Queiróz aqui viemos com o fim de arrombar o arquivo da mesma confraria, pela falta de chaves que existia na mão do ex-tesoureiro do legado o Dr. Bento José Rodrigues Xavier de Magalhães.
   Ali sendo chamado o carpinteiro Joaquim Fonseca, na presença dos ditos acima mencionados e testemunhas, se procedeu ao arrombamento do dito arquivo, e arrombado que foi, nele se acharam os seguintes objectos:
   - O livro do Tombo dos bens da antiga confraria do Santíssimo Sacramento da freguesia de Nossa Senhora da Apresentação, encadernado, e que tem 100 folhas todas rubricadas com o apelido - Ferreira.

   - Uma pública forma do requerimento e mais papeis de José Ferreira Pinto Basto tendentes à azenha do Vale de Ílhavo tendo, em cima nº2.

    - Uma sentença de adjudicação feita a custódio José Gomes como tesoureiro do legado, com o nº16.

   - Uma carta de arrematação de um assento de casas e aido em São Bernardo do que arrematou o tesoureiro do legado Francisco Fernandes Vieira Guimarães, com o nº15 .

   - Sentença cível da penhora a requerimento do tesoureiro do legado João Ribeiro da Silva, contra Teresa de Jesus viúva, com o nº21.

   - Um livro, parte dele em branco, contendo a relação da herança de Manuel da Costa e algumas cartas relativas à mesma.

   - Uma carta de arrematação que requerera António Simões dos Reis.

   - Autos em que são partes Euzébio Ribeiro da Silveira e António da Silveira Ribeiro e autos da demanda que os mesmos tiveram.

   - Um livro da Confraria do Santíssimo que principiou em 1716 e tem 144 folhas e uma cartas a ele juntas.

   - Treze títulos e papeis achados num maço e atados com o seguinte rótulo: Títulos e mais papeis pertencentes ao legado do Santíssimo e ao mesmo legado pertence o livro de Tombo.

   - Uma sentença do padre Frei João da Natividade, outra da legítima que António teve e outra da nomeação da viúva Madalena de Aguiar que houve da sua mãe Maria dos Santos, outra do que houve em sua legítima o filho Manuel de seu pai Francisco José.

   - Um caderno de lembranças e um dito de inquirição de testemunhas.

   - Oito títulos de diversos devedores em um maço.

   - Quatro escrituras pertencentes à confraria de Nossa Senhora da Apresentação, com os nº 1,2,3 e 4.

   - Um maço com vinte e nove certidões de missas.

   - Três maços atados tendo quatro escrituras e mais recibos.

   E desta forma se houve por arrolados os ditos objectos ali achados, ordenando neste acto o tesoureiro do legado que fosse chamado um ferreiro para de pronto se compor o arquivo, e no então se deliberou que o tesoureiro actual do legado Manuel Martins de Almeida Coimbra tomasse conta dos ditos papeis e fossem conduzidos a sua casa, não só para sua guarda durante o concerto do arquivo, mas mesmo pelo zelo que tem nos bens deste legado e canseira no bom arranjo do mesmo, para os rever e tirar os esclarecimentos necessários bem como fazer um livro de todos os papeis não só os pertencentes a esta Confraria, mas mesmo de todas as outras confrarias incorporadas nesta freguesia, para depois tudo ser fechado no dito arquivo, e sendo as chaves entregues na forma que o eram uma ao reverendo pároco outra ao tesoureiro do legado, e outra ao actual juiz da Irmandade. Deliberou-se também entregar ao tesoureiro da dita confraria Domingos da Silva Souto as quatro escrituras da confraria por lhe serem precisas, as quais depois devem da mesma forma voltar ao arquivo.
   E desta forma se julgou findo o arrombamento e descrição do que se achou no arquivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário