terça-feira, 26 de julho de 2011

São Pedro Gonçalves Telmo - escultura em pedra

Esta representação de São Pedro Gonçalves Telmo é uma das imagens devocionais de importância do espaço ribeirinho da cidade de Aveiro. Outrora venerada na Capela do Corpo Santo ou São João do Rossio de Aveiro, demolida em 30 de Novembro de 1910, numa fase em que os atentados do novo regime republicano contra a Igreja Católica se acendiam, esta imagem encontra-se hoje deslocada na Capela de Nossa Senhora das Areias na praia de São Jacinto.
  São Pedro Gonçalves Telmo, santo nascido em Palência, município do norte de Espanha, teve grande ligação à Galiza, ao Minho e ao litoral norte português. Viveu aproximadamente de 1190 a 1246.
Foi director da Ordem Dominicana em Guimarães onde, por volta de 1240, presidiu à entrada de São Gonçalo de Amarante naquela Ordem.
  Santo padroeiro e protector dos mareantes em naufrágio está-lhe associada a glória dos descobrimentos portugueses, à qual o porto de Aveiro muito contribuiu pela decisiva importância do comércio de sal, da cerâmica e emprego de homens de saber e mestria náutica.
  A Igreja do Corpo Santo ou de São João do Rossio, capela secular, outrora existente no ângulo da Ria de Aveiro junto ao antigo cais de embarcações, era pertença da Confraria do Corpo Santo de mareantes de Aveiro, com o costume de ofertas votivas das velas rasgadas pelas vagas enraivecidas das tempestades no alto mar. Nesta capela foi igualmente fundada a Ordem Terceira de São Francisco em Aveiro no ano de 1670.

Vista do centro da cidade e do canal da ria de Aveiro, vendo-se no fundo a Capela do Corpo Santo ou de São João do Rossio, c. 1905

   A escultura apresenta alguma rigidez formal, causada pela subordinação à forma do bloco pétreo, rigidez essa que é atenuada pelo arredondamento conferido aos contornos da imagem e pelo cuidado no esculpir das formas como se pode verificar no friso de madeixas contracurvadas do cabelo tonsurado. O santo é representado de frente, com os braços encostados ao corpo, flectidos, sendo que a mão direita segura um círio aceso a esquerda, soerguida, segura um livro fechado. O rosto é de formato oval e apresenta olhos amendoados. São Pedro Gonçalves Telmo é representado com hábito dominicano vestindo capa preta com capuz, sobre túnica branca. Na zona inferior da imagem, sobre a base, na zona frontal, encontra-se representada uma embarcação com um mastro central sobre o qual se encontra um cesto de gávea, formando uma pequena superfície de apoio, circundado das enxárcias do velame. A policromia aparenta ser a original.

Vista do canal da ria de Aveiro com a Capela do Corpo Santo ou de São João do Rossio parcialmente demolida em Novembro de 1910

  Encontrando-se Aveiro numa zona caracterizada por uma grande produção de imagens em pedra calcária (desde a transição do Românico para o Gótico até ao Renascimento), não admira encontrarmos nas colecções de escultura das cento e uma paróquias da Diocese exemplares deste género. Partindo a maior parte desta produção da cidade de Coimbra e contaminando toda a zona circunvizinha, Aveiro, Viseu e Leiria, a imaginária em pedra calcária, suporte para maior parte destas esculturas, encontra importantes jazidas pouco distantes, no concelho de Cantanhede, mais precisamente nas freguesias de Ançã, Portunhos e Outil, de onde se extrai a famosa pedra de Ançã. A abundância destas pedreiras permitiu o incremento da actividade escultórica que tornaram esta região num dos mais importantes centros do país neste domínio.

  Nas duas paróquias correspondentes ao núcleo central de Aveiro, constituído pela Paróquia de Nossa Senhora da Glória e pela Paróquia da Vera Cruz de Aveiro, destacamos também, para o séc. 15 as seguintes: uma imagem de São Gonçalo de Amarante na Igreja de Nossa Senhora da Apresentação de Aveiro e uma imagem de São Roque existente na capela de Nossa Senhora das Febres, junto ao canal de São Roque.

  Testemunho da época medieval e de um gótico tardio, estas esculturas, pela sua raridade, são de inestimável valor devocional e patrimonial. A esta, em particular, acresce o valor da temática náutica e da expansão marítima portuguesa, interligando duas vertentes importantíssimas da história aveirense, a principal actividade económica regional, a pesca em alto mar, com a religiosidade.

Hugo Cálão
Mestre em História e Património

Sem comentários:

Enviar um comentário